Antologia: A Poética da Resistência

  • Autor do post:

Publicação será destinada a reverberar vozes de pessoas e grupos que se constituem em resistências frente às opressões e injustiças da sociedade brasileira

Rio de Janeiro, 07 de setembro de 2022. A Sociedade Literária do Morro do Castelo lança o edital de seleção para sua nova antologia de poesias. A temática da obra é a resistência, a resiliência e o combate às injustiças e desigualdades. A Poética da Resistência traz como tema central a resistência ao obscurantismo, às opressões sociais em seus diversos níveis, ao racismo estrutural, ao racismo religioso, ao extermínio das populações indígenas, ao machismo, a lgbtqfobia, a gordofobia e à violência perpetrada pelo próprio Estado, só para citar alguns dos problemas da sociedade brasileira.

A publicação é feita em parceria com a Editora Alpheratz, casa editorial carioca que desde 2014 se dedica a publicar obras de autores estreantes com temáticas sociais como racismo, antissemitismo e exclusão social. Organizada pelo Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ, Pedro Machado e pela Mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ, Janaina Nascimento, o livro, que resultará da seleção de poesias será uma obra literária que representará os versos de resistência, os que cantam diferentes configurações e modos de amar, os que questionam os preconceitos, os que cantam a beleza de corpos que não se encaixam nos padrões impostos e os que reverberam a visão de mundo dos periféricos. Segundo o organizador, Pedro Machado, “as urgências sociais e as sutilezas do sentimento humano não se excluem. Antes, a poética demonstra que essas instâncias se complementam como faces de uma resistência que se põe tanto no interior do indivíduo quanto na sua relação com a comunidade.”

A seleção será realizada por comissão formada por membros da Sociedade Literária do Morro do Castelo e por jurados convidados da Editora Alpheratz e as poesias podem ser enviadas através do site da Sociedade Literária (www.morrodocastelo.com.br) entre os dias 10 de setembro a 25 de setembro de 2022.

A antologia terá edição física em papel e e-book disponível na plataforma da Amazon em formato Kindle. Esta é uma forma de revelar novos talentos e de permitir ao autor estreante que possa chegar aos leitores, possa contribuir desde o início de sua carreira para a formação de pensamento crítico em quem o lê. Leonardo Vichi, editor-chefe da Alpheratz explica que “a proposta é termos uma obra que além do valor literário produza impacto social efetivo, através de uma poética que atue como potência e que nos permita derrubar os obstáculos impostos pelas desigualdades sociais, pela exclusão e pela violência social das quais são vítimas as populações periféricas e as minorias”.

Sobre a Sociedade Literária do Morro do Castelo:

A Sociedade Literária do Morro do Castelo é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de produções literárias no Brasil que tenham como temática a inclusão social, o combate às violências de todos os tipos, aos preconceitos sociais, raciais, de gênero e todos outros e o fim das opressões de classe que ainda vigoram na sociedade brasileira. Para mais informações visite: www.morrodocastelo.com.br

Sobre a Editora Alpheratz:

A Editora Alpheratz é uma editora independente que tem como objetivo principal realizar a publicação de obras de excelente qualidade e de bons autores. É uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos. Visite www.alpheratz.com.br e conheça a editora.