Em “Desnudo”, Pedro Machado nos transporta para as periferias do Rio, desnudando os dramas sociais, as vivências das realidades marginais da cidade.
É das estreitas ruas das favelas cariocas que vemos surgindo, pouco a pouco, os personagens de Desnudo. Mulheres e Homens, pretas e pretos, cujas vozes foram caladas da mesma forma em que são caçados pelas forças do Estado, perseguidos por fundamentalistas religiosos, assediados por aproveitadores políticos e massacrados por toda uma estrutura social que submete seus corpos, cerceia suas liberdades e tenta, inutilmente, apagar seus afetos, vivências e memórias. Porém, não se reduzem a tipos. São, antes de tudo, personagens humanos, complexos habitantes de um mundo em que, simultaneamente, encontram poesia e brutalidade onipresentes.
Em Desnudo, Pedro Machado nos leva para dentro das intrincadas trajetórias dessas vivências periféricas e marginais, nos apresentando à dimensão mais íntima e profunda dos abismos sociais promovidos pela sociedade brasileira do século XXI e nos ensinando, através de seus contos, que velados estão somente os olhos daqueles que se recusam a ver as realidades que moram nos morros que se erguem ao redor dos bairros nobres. Realidades da mesma cidade em que, a cada calçada, disputam espaço as vozes privilegiadas e as vozes das margens, formando encruzilhadas que tecem um complexo tecido social e que também desnudam o que somos.
O lançamento ocorrerá no dia 13/10 às 19h na Livraria Blooks de Botafogo.
Rua Praia de Botafogo, 316 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ